PALAVRA DE DEUS

Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

 

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga‑me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras (Mateus 16:24-27).

 

INTRODUÇÃO

 

Desejaria dar uma breve palavra ao caro leitor deste artigo, referente ao que o apóstolo do Senhor Jesus escreveu em referência às palavras escritas do Senhor. Quando Ele refere em suas palavras para renunciarmos. Eu pergunto ao amigo leitor. Entende o que lê? Da minha parte quero-lhe falar com clareza. Renunciar, é deixar a velha vida pecaminosa, que se envolve com paixões carnais, vícios, deleites e demais nocivos prazeres.

Por isso será impossível seguir ao Senhor Jesus Cristo, e não ser primeiramente libertado da velha maneira de viver. Se isso já aconteceu, já se deu o novo nascimento em tua vida, agora com mais possibilidade pode tomar a sua cruz e segui-lo. Que o Senhor Jesus te possa ajudar a vencer qualquer barreira ou dificuldade que possa estar a passar. Mas se em ti já há boa vontade em seguires a Cristo. Ele te ajudará no restante. Confia em Jesus o nosso Salvador.

COMENTÁRIO

TOME A SUA CRUZ

Quando aceitou Jesus como seu Salvador, Ele deu-lhe uma cruz, a sua cruz não lhe foi dada para o fazer sofrer. O seu convite é: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mateus 11:28-30). 

         

Aqui o Senhor pede que tomemos o seu jugo, que é o mesmo que dizer: Tome a sua cruz e siga-me. Quando Jesus tomou a sua cruz, Ele foi ajudado por um homem chamado Simão. Ele não implorou essa ajuda, o povo é que constrangeu Simão a levar a cruz de Jesus. O Senhor não força ninguém a tomar a Sua cruz. Só Ele podia morrer naquela cruz. Simão só o ajudou um pouco até ao Calvário. E de certo modo nós imitamos a Jesus com a Sua cruz quando tomamos a nossa cruz.

 

Todos os que seguem a Jesus tomam uma cruz. Ele está sempre pronto a ajudar-nos a levar a nossa  cruz. Ele disse: Quem, não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida, isto é a vida sem Cristo perdê-la-á, e quem perder a sua vida, por amor a mim, achá-la-á (Mateus 10:38-39). E perder a vida não quer só dizer morrer fisicamente, mas é como Paulo disse em Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Isto é que é tomar a sua cruz e segui-Lo.

 

Enquanto subimos na direção d'Ele com a nossa cruz, a nossa vida velha vai perdendo a ação, no respeitante ao nosso envolvimento nesta vida.  Não podemos seguir a Jesus com a nossa cruz sem que o homem velho vá morrendo. A cruz é  capaz de vencer o orgulho e toda a espécie de pecado. Aquele que vai seguindo o seu Mestre, não discute sobre o que precisa fazer para ser vitorioso e cheio do Espírito Santo. Ouço muitas vezes pessoas que não são salvas a dizerem. Paciência, é  a minha cruz, Jesus também sofreu, mas tais pessoas nunca aceitaram a cruz de Jesus. Estão sofrendo porque querem viver a sua própria vida sem Cristo. São aqueles acerca dos quais Jesus disse. Achar a sua vida sem Cristo, mas perder-lha-á. Mas os que deram a sua vida a Jesus acharam a vida eterna. E' assim também, para aquele que a sua vida e alma a Jesus, que toma a sua cruz e O segue. Para viver assim, é preciso viver uma vida sujeita à Palavra de Deus, a cada dia não se deixando levar por ensinos falsos, enganadores e pobres, na qual o Espírito Santo não é o piloto, na vida desse tipo religioso, porque não são verdadeiros crentes. Amem.