PALAVRA DE DEUS

Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

 

Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas (Salmo 34: 17-19).

 

INTRODUÇÃO

 

Como pensamento inicial deste Comentário, com o tema: Os quebrantados de coração, apresentamos o pensamento que está no livro de provérbios assim: Antes de ser quebrantado eleva-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade (Provérbios 18:12).   Sabemos com toda a certeza que o Altíssimo Deus não se agrada do ser humano com seu coração (espírito) endurecido, porque nessas condições eleva-se, ou seja seu ser se enaltece, de uma tal maneira que sai da sua habitual maneira de viver, e se enfurece,  irrita-se, enche-se de ódio pelo seu próximo, a pontos de tratar de o prejudicar. Essa é a situação de todo aquele que não tem o coração quebrantado, e difícil é para essas pessoas, deixarem quebrantar seu ser interior, pelo poder da Palavra de Deus, que o Senhor sempre a seu tempo a envia, através de seus servos.

COMENTÁRIO

OS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO

O Senhor Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom animo. Eu venci o mundo (João 16:33). Este aviso é para toda a humanidade, e vem na hora certa para todo o ser humano, só que muitos nesta sociedade, há uma grande diferença na qual todos devíamos saber. Este aviso, como atrás digo, é para todos, mas o que acontece é que nem todos o querem receber, porque seja por descuido, ou por dureza de coração ou mesmo má vontade, não praticam a Bíblia Sagrada, isto é, não a leem,  e a esses nestes casos não conhecem, nem sabem os oráculos de Deus, e ao não saberem o que Deus lhes quer falar, andam à deriva, neste mundo tão afastado de Deus, repito naquilo que o Senhor Jesus lhes quer falar.

 

As aflições podem surgir, isto mesmo a qualquer criatura humana, mas há uma grande diferença, entre aqueles que leem e seguem o livro Sagrado (Bíblia) e os outros que não a leem nem a respeitam. A essas últimas pessoas, em que o mal lhes possa bater à porta, são apanhadas de surpresa, pelo grande descuido existente em suas vidas pessoais, agora perguntamos para quem Deus vai olhar? Quando o nosso coração está sensível ao Espírito de Deus, podemos estar endurecidos com assuntos desta vida que totalmente desagradam a Deus, por exemplo: Não leem o Livro Sagrado, nem procuram por nisso qualquer interesse, buscando durante seu tempo disponível, antes desperdiçando em outros passatempos de ideias carnais, deixando entrar em suas vidas, a ideia que ler esse Livro (Bíblia) é errado para si mesmo, dizem porque até somos pessoas sábias e bem instruídas no campo literário. Somos pessoas com muita atividade no campo social, no desporto e na vida profissional, e por conseguinte, determino e considero que não preciso de ler o Livro Sagrado.

 

Pensamento: Na realidade se não fizermos a nossa parte em ler o Livro Sagrado, é o mínimo exigido pelo Altíssimo, como é que Deus se vai agradar de nós, e olhar para nós no dia difícil que se pode aproximar? Como é que o Senhor Deus vai nos proteger de uma fatalidade que se aproxima? Já tenho ouvido a muita gente falar dizendo assim: A onde estava Deus, nesse momento de grande aflição! O Senhor de facto está perto, mas é dos que tem o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito (Salmo 34:18).

 

Essa é a grande garantia da parte do Senhor nosso Deus, para todos aqueles que o temem, leem e observam a sua Palavra, esses de facto agradam a Deus, porque dão testemunho e acreditam na sua crucificação e ressurreição dentre os mortos, e ascensão acima de todos os Céus.

O Senhor diz em sua Palavra que muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o libra de todas (Salmo 34:19). Essa é a nossa esperança, quando nos enfrentamos com tais situações, como por exemplo: Uma doença grave atingiu as nossas vidas, onde a classe médica não tem resposta, e mesmo a medicina farmacêutica, tampouco pouco, tem resposta, mas, devemo-nos lembrar que o Senhor Jesus tem todo o poder no Céu e na terra, pelo conseguinte Ele (Jesus) é a solução e a única esperança em nossas vidas. Amem!