PALAVRA DE DEUS

Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

 

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a gloria do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse, não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria que sejam para todo o povo. Pois, na cidade de David vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos e deitado numas manjedouras (Lucas 2:8-12

 

INTRODUÇÃO

 

O Apóstolo João narra a história de Jesus com Nicodemos, e logo a seguir, no mesmo capítulo, inclui assim: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigénito, para que todo que n‘Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). Amigo leitor aqui está o teu e o meu caso, que levou Deus a entregar Jesus por todos nós! Será que o podes entender? Será que compreendes que foi o teu e o meu pecado a causa dessa entrega? Deus não aceitaria jamais os sacrifícios que foram estabelecidos no livro de Levítico, mas chegaram ao final de seu cumprimento. Mas Jesus veio voluntariamente ao mundo, pois o profeta Isaías o diz: A quem enviarei? Envia-me a mim. Embora que esta profecia tem duplo significado, para quem ler, que o possa entender (Isaías 6:8).

COMENTÁRIO

RECEBENDO A PRENDA DE NATAL

 

Deus deu aos pastores a declaração oficial trazida pelos anjos de que Jesus era nascido. Deus deu aos Magos o privilégio de serem guiados por uma estrela para os orientar no caminho até junto do menino Jesus. Deus deu a Belém a proeminência de todas as cidades da terra, pois foi ali que Jesus nasceu. Deus deu a José a paciência para compreender as estranhas circunstâncias de uma virgem com um filho. Deus deu ao mundo o Príncipe da Paz, a resposta para todos os males de todos os tempos, em todos os lugares. Deus deu a Jesus o lugar do pecador sobre a cruz, para sofrer a dor e a vergonha. Deus deu aos homens o meio de obterem o perdão dos seus pecados, a fim de poderem conhecer a alegria da vida eterna.

 

Maria deu á luz a Jesus numa simples manjedoura, ela envolveu-O em panos. Estas palavras são preciosas, elas poderão ser mais bem conhecidas por uma mãe que haja sentido aquilo que Maria sentiu.  O Deus que criou os céus e a terra, que dividiu o Mar Vermelho, que apareceu na sarça ardente, que livrou Daniel da cova dos leões e os três jovens hebreus do forno ardente, está agora a dormir nos braços de sua mãe envolvido em panos. João explica que O Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Significa para todos os cristãos, o destino de todos os homens, assenta na sua atitude e relacionamento connosco. Amigo pense bem. Ele (Jesus) veio para ser seu Salvador, ou seu Juiz, porque se o rejeita nesta vida, corre o perigo de não ser salvo por Jesus. Ele foi  batizado por João Baptista, e por final Ele morrera numa cruz e foi sepultado num túmulo emprestado e ressuscitara ao terceiro dia, para ir estar com o Pai e ser o nosso intercessor e nosso Advogado. Mediador e grande Sumo-Sacerdote. O inimigo tem amarrado homens à tradição e costumes religiosos que nada tem do Senhor. Mas graças a Deus por milhares daqueles que tem compreendido que o evangelho modernista e social não tem esperança da sua salvação, pelo que  esses continuam ainda amarrados ao pecado, e como tem  medo de sair e oferecerem a devida resistência, continuam a se deixar seduzir, seguindo na velha tradição religiosa que lhes tem sido transmitida pelos seus antepassados, prosseguindo o seu caminho idólatra através de formalidades sem qualquer significado e nunca resplandeceram como astros. Satanás tem construído barreiras entre essas pessoas e Cristo por meio de pecado e confusão.

Quanto maior for o pecado e rebelião, numa vida, tanto mais difícil será o arrependimento, dos maus hábitos e pecados, estabelecendo o seu domínio e seus obstáculos, no caminho para Cristo, o que se torna mais difícil em cada dia. Satanás trata de confundir a prenda de Deus, para impedir pobres pecadores de conhecerem o amor de Deus. O Espírito Santo revela a prenda de Deus a todos os que creem. Jesus prometeu que quando Ele voltasse para o Pai nos ensinaria e revelaria a verdade a todos, como para ti também, não te esqueças disto. Deus veio para revelar-nos  a Jesus  e ajudar-nos a compreender.