PALAVRA DE DEUS

                                                                                                                  Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: Aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João 1:11-13).

INTRODUÇÃO

Quero ser claro no que estou comentando, mas ao mesmo tempo quero ser verdadeiro, reto e fiel a Deus, no respeitante às Escrituras Sagradas. Infelizmente a maioria das pessoas estão com o pensamento à muito tempo, quem sabe até décadas de sua existência, que todos são filhos do Altíssimo. Porque não compreendem a diferença no que as Escrituras nos dizem, como por exemplo. E criou Deus o homem à sua imagem de Deus o criou (Gen. 1:27). Aqui só temos a garantia de sermos criados à imagem de Deus. Não nos diz que somos salvos, conforme o Senhor Jesus nos diz assim: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (João 3:3) No entanto só depois de nascer de novo é que se tornou num filho de Deus.

Confirmando por exemplo a nossa salvação, é bem diferente do que o mundo pensa, conforme se lê: Se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2ª Coríntios 5:17). Aqui as escrituras nos dizem que necessário é, termos de nos converter a Cristo e seguir ao Senhor Jesus e não propriamente uma religião, como alguns pensam.

COMENTÁRIO

SOU UM FILHO DE DEUS?

 

Os fariseus, no tempo de Jesus, tiveram uma contenda com Ele acerca deste mesmo assunto. Eles estavam convencidos que eram filhos de Deus. Notem o que eles disseram a Jesus: Temos um Pai, que é Deus (João 8:41). No entanto, foram apanhados de surpresa quando Jesus lhes disse: Vós tendes por pai ao diabo (v.44); os fariseus ficaram furiosos com a resposta de Jesus e pegaram em pedras para o matar (v.59). Talvez alguns que estão lendo este artigo sejam como estes fariseus, já tem a cabeça a ferver porque, na sua ideia, pensam que todos são filhos de Deus. É interessante que o Novo Testamento apresenta a maioria dos fariseus como sendo zelosos no estudo das Sagradas Escrituras, assistiam aos cultos religiosos todos os sábados, davam do seu dízimo para o trabalho de Deus, criam na existência de Deus, oravam a Deus e estavam convencidos que Deus era o Pai espiritual deles. No entanto Jesus, que conhece todos os corações, sabia que embora eles tivessem aparência de serem filhos de Deus, eles não o eram. De todos os pecadores quem Jesus reservou a sua maior condenação foi para os fariseus.

 

Quais eram as evidências que Jesus apresentou mostrando que os fariseus não eram filhos de Deus.  Ele nos dá várias razões da falsidade deles, conforme se lê: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado (João 8:34). A pessoa que é serva do pecado não pode ser filho de Deus. Os fariseus eram servos do pecado. Perguntamos, será que haja alguém que não cometa pecado? Sim, todos cometemos pecados, mas o sentido original do verbo cometer pecado, significa uma pessoa que continuamente peca e não sente culpa do que está a fazer.

 

Aqueles fariseus diziam que eram filhos de Deus mas o seu coração estava cheio de ódio, portanto, embora eles pertencessem a uma religião, e tivessem uma aparência exterior de serem muito espirituais, o seu coração estava continuamente cheio de pecado. Quem tem ódio e maldade no coração não pode ser um filho de Deus. Outra razão é que eles não conheciam a verdade acerca de quem era Jesus. Conforme se lê: Se vós permanecerdes, na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Para podermos ser filhos de Deus temos que saber a verdade acerca de Cristo, porque só Ele é que nos pode libertar da maldição do pecado.

 

Alguns que vão de porta em porta ensinando que Jesus não é Deus deviam prestar atenção à verdade que Tome deixou sair dos seus lábios. Uma verdade, caros leitores, que Jesus aceitou e que a Bíblia registou para todos lerem: Quando disse: Senhor meu, e Deus meu. Portanto, qualquer pessoa, ou qualquer religião que não aceitar a verdade que Cristo é Deus, que tomou a forma humana. Segundo o que Jesus disse aos fariseus, não é um filho de Deus. Vejamos o que Jesus disse aos fariseus. Mas, porque digo a verdade, não me credes (João 8:45). Saber a verdade acerca de quem é Jesus Cristo é o suficiente, para uma pessoa tornar-se um filho de Deus, precisa de crer com todo o coração na verdade acerca de quem Ele é, conforme se lê: Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (João 1:12) Está bem claro que para uma pessoa tornar-se um filho de Deus precisa de aceitar pela fé a Cristo como o seu Salvador e Senhor da Sua vida. Portanto, toda a pessoa que tenta chegar a Deus sem aceitar o Seu Filho nunca lá chegará. O Senhor Jesus só liberta do pecado aqueles que tem fé e lhe prestam a adoração que Ele merece, conforme se lê: Para que todos honrem o Filho, como honra o Pai. Quem não honra o Filho não honra o pai que o enviou (João 5:23). A razão da evidencia que mostra se uma pessoa é um filho de Deus, é o amor. Notem o que Jesus disse aos fariseus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amareis, pois que eu saí, e vim, de Deus (João 8:42).

 

Aqueles que não amam a Jesus não pertencem a Deus. Sim, o verdadeiro filho de Deus ama a Jesus porque está grato pela salvação que lhe foi dada de graça, porque crê com fé que Cristo pagou com a sua própria vida pelos seus pecados. A fé verdadeira em Cristo produz gratidão e amor pelo Filho de Deus.