PALAVRA DE DEUS

Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico) 

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo (João 3:5-7).

INTRODUÇÃO

Para o homem moderno, para o homem natural, para o sábio, para o profundo religioso, este tema que hoje queremos abordar será para o ser humano natural ficar entalado na sua caminhada, numa montanha que enfrentou intransponível, ou seja de difícil acesso e não pode atravessar tal obstáculo, demasiado enorme para a sua frágil estatura.

Nesta vida que a cada dia ocorre, atravessamos tempos difíceis e até chegamos a nos encontrar em várias situações intransponíveis e, por vezes, até pedimos ajuda ao nosso próximo, porque já não podemos realizar as nossas atividades.

Precisamente para compreendermos e aceitarmos em nossos corações, que nos é necessário nascer de novo, para nos salvarmos da perdição, a que estamos sujeitos, não podemos alcançar sozinhos essa transformação, mas ainda, melhor dito, será dizer necessitamos alcançar esse milagre. Por conseguinte precisam, sim, dessa ajuda, e só poderá ser realizada através da ajuda de Deus, através da pessoa bendita do Espírito Santo, porque Ele ficou no lugar do Senhor Jesus.

COMENTÁRIO

NASCER DE NOVO

        Todas as pessoas necessitam de experimentar, isto é, o nascimento natural e o nascimento espiritual. Servos dedicados e consagrados a Deus, como humanos que são, passaram por crises a que todos estamos sujeitos. Vejamos três exemplos bíblicos: Job chegou a amaldiçoar o seu nascimento em face das provações que atingiram seus bens, sua família, e o estado deplorável a que o seu corpo chegou devido ao sofrimento (Job 3:3).

       Compreendemos tratar-se de uma pessoa torturada pela mais dilacerante agonia, mas as palavras que proferiu eram impróprias e não exprimiam as suas mais profundas convicções. No último capítulo do livro que tem o seu nome, Job, após Deus haver-se revelado á sua alma, torna-se um adorador, arrepende-se amargamente das suas lamentações, sendo transformado num novo homem, a felicidade voltou ao reaver tudo quanto perdera.

     Nos nossos dias encontramos pessoas dececionadas com a sua existência, mas a felicidade autêntica encontra-se em algo que parece impossível, isto é, o leitor só terá uma formação completa quando permitir que nasça também no seu espírito pela ação miraculosa do conhecimento das Escrituras Sagradas e do poder regenerador de Cristo. Jeremias, devido a certos problemas que dificultaram a sua missão como profeta de Deus, chegou também ao seu desânimo (Jeremias 15:10). São palavras trágicas de um coração dilacerado que se lastima do seu destino; o profeta, apesar de tudo, não era um coitado, Jesus, no Sermão do Monte, disse: Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5:4,10). Creio que Jeremias poderia depois bendizer a Deus, porque compreendeu os seus desígnios a respeito dele. Nicodemos era uma pessoa culta e com conhecimentos profundos sobre assuntos teológicos, porém, um dia, resolveu consultar ao Senhor Jesus, mostrando-lhe o seu apreço pelos sinais e obras maravilhosas que operava. O filho de Deus deixou esse homem sábio espantado quando lhe disse: Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus (João 3:3). Nicodemos interpretou essas palavras de forma racional, pois pareciam-lhe estranhas, e inquiriu: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre da sua mãe, e nascer? (V. 4).

        O homem natural precisa duma vida inteiramente nova na sua origem, caráter e poder, isto constitui uma mudança radical de coração e boa vontade de sua parte. O grande segredo em se tornar uma nova criatura está nesta mensagem: A todos quantos o receberam (Cristo), aos que creem no seu nome, deu-lhes  o direito de se tornarem filhos de Deus. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus (João 1:12-13).

        Conta-se a história de um homem que costumava prender o cavalo todos os dias á porta dum bar. Uma manhã o dono do bar veio á porta e viu que o cavalo se encontrava preso diante duma igreja evangélica. Ao ver caminhar o homem pela rua fora, gritou-lhe: Escuta; por que é que o teu cavalo está preso esta manhã diante da igreja? O homem voltou-se e disse: É que a noite passada converti-me na reunião dos irmãos cristão, e passei a amarrar o cavalo num lugar diferente! Espero que o prezado leitor compreenda o que significa a sua atitude que revela o sinal de ter nascido de novo.