PALAVRA DE DEUS

Manuel Venade Martins (Pastor Evangélico)

 

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que seja justificado quando falares, e puro quando julgares (Salmo 51:1-4).

 

INTRODUÇÃO

 

Pecado é precisamente o oposto à santidade, na qual o escritor sacro diz assim: Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14). Todo o indivíduo peca, mas pode alcançar a vitória em sua vida, se houver boa vontade em sua maneira de viver e com bom senso se voltar para Deus, pedindo ajuda para  poder libertar-se do pecado, que continuamente  o está amarrando e, por conseguinte, contaminando.

 

Por isso é que as Escrituras dizem: Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8:36). É essa a maior dificuldade do ser humano, porque quer libertar-se sem Cristo, sem Deus, sem a leitura da sua Palavra, sem seguir ao Senhor Jesus e sem dispor o seu coração ao arrependimento e à conversão a Cristo.

COMENTÁRIO

SOU EU PECADOR?

 

O pecado só pode ser absolvido, pelo sangue de Jesus, que Ele derramou naquela cruz no Calvário e isso, a religião ou qualquer método religioso, não o podem fazer, sejam eles da mais celebre origem, através de pessoas mesmo em alto destaque, na qual o ser humano confia, infelizmente a todos os quadrantes deste globo. Mas agora faz uma pausa e, se te predispões ouvir, não peques mais e lava os teus pecados no sangue de Jesus e ficarás mais branco que a neve.

 

As pessoas batalham entre si, atropelam-se, lançam até mão da calunia na disputa de posições, guerreiam-se por um palmo de terra, etc., não hesitando em usurpar a porção que a outrem deveria caber por legítimo direito. Não foi este o propósito de Deus para com o ser humano quando o criou á Sua imagem e semelhança. A prova deste facto está em que quando o Senhor criou o homem, já antes disso, enchera a Terra e os Mares de todos os bens necessários à sua sobrevivência. Logo, se o homem houvesse respeitado as condições propostas quando o criou e depositou nas suas mãos os bens providenciados para ele, de maneira generosa, haveria o suficiente para todos.

 

Não pretendo incitar o leitor a insurgir-se contra alguém de que afinal faz parte, e no meio da qual se praticam atos inconvenientes e muitas vezes graves. Aconselho-o a libertar-se da influência e domínio dessa força que leva o indivíduo a rebelar-se contra o Criador. A essa força chama a Bíblia pecado. O vírus do pecado contaminou os nossos primeiros pais, no Éden, afetando a natureza de toda a raça humana (Génesis 2:16-17).

 

Que fazer perante esse terrível estado de coisas? Quem poderá mudar o rumo do mundo, para bem, considerando o estado espiritual e moral da humanidade decaída? Só Deus está em condições de fazer isso. Aliás, Ele próprio já iniciou a obra de semelhante mudança, quando enviou ao mundo o Seu Filho unigénito Jesus Cristo, a fim de resgatar a humanidade da escravidão do pecado e libertá-lo da condenação eterna. No Calvário, o Senhor morreu voluntariamente por nós, derramando o Seu sangue em expiação pelos nossos pecados, a fim de recebermos a dádiva da vida eterna, pelo arrependimento e conversão pela fé  ao Senhor Jesus.

 

A partir desse ato misericordioso de Deus para com a humanidade perdida, o que o leitor necessita de fazer pare que a mudança se concretize na sua vida, é reconhecer com sinceridade que é pecador, arrepender-se diante de Deus, rogar-lhe o perdão, e colocar sua fé na pessoa divina de Jesus Cristo. Precisa de receber Cristo como seu Salvador e Senhor, precisa de converter-se a Cristo. Permita que o Espírito Santo opere  a obra regeneradora da salvação com Deus, quando receber o Espírito Santo, em sua vida, dando-lhe uma nova natureza, na qual o transformará   em uma nova  criatura. E uma vez ocorrida esta mudança, na sua vida, o leitor passará a sentir prazer em realizar o bem e detestar o mal.

 

A historia da humanidade mostra que, ao longo dos séculos, inúmeras pessoas tem-se recusado a aceitar o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, e portanto morrido sem salvação. É deveras doloroso verificar que multidões permanecem, ainda hoje, hostis ao Evangelho; no entanto há outras multidões, também que  continuam a render-se a Cristo, o Salvador do mundo, graças a Deus.

 

Na previsão de que assim seria até ao fim, Jesus, antes de subir ao Céu, após a Sua ressurreição, prometeu voltar para levar consigo os Seus escolhidos de modo a estarem com Ele nas Mansões Celestiais. Entretanto, Jesus constituído juiz dos vivos e dos mortos, exercerá o julgamento divino contra os que desprezaram a salvação.

Que posição tomará o leitor? Porventura aceitará o convite do Salvador: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei, e encontrareis descanso para as vossas almas (Mateus 11:28-29). Aconselho-o a tomar a melhor decisão. Receba a Jesus Cristo, pela fé, como seu pessoal Salvador. Creia de coração na obra expiatória de Cristo consumada no Gólgota, e receberá de Deus a certeza da vida eterna.