HISTORIAL

A Assembleia de Deus Emanuel teve os seus princípios, decorria o ano de 1979, com um pequeno grupo de irmãos emigrantes portugueses. O irmão que dirigia este pequeno grupo era Manuel Martins, que actualmente é o pastor.

O pastor Manuel Venade Martins nasceu a 17 de Junho de 1938 em Lovelhe, uma freguesia do concelho de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, Portugal, onde também foi baptizado. Educado na tradicional Igreja Católica Apostólica Romana, contraiu matrimónio, com Maria Fernanda Ribeiro Costa, em 28 de Fevereiro de 1965. Desta união nasceu Adelaide, sua primogénita, em Portugal.

A 23 de Novembro de 1969 o casal emigrou para os Estados Unidos da América, onde nasceram mais dois filhos: Fernando e Isabel. Em 1973 completou o curso secundário do High School equivalente. Diploma no High School de Brentwood sob a direcção da Universidade de Albany, N.Y.

A conversão do irmão Martins deu-se em 1977 na Igreja de Dios Vivo, Movimento Pentecostal Hispano, dirigido pelo pastor Luiz Rodriguez. Logo sentiu o desejo de ser baptizado nas águas, cumprindo assim o que está escrito em S. Marcos 16:16 "Quem crer e for baptizado será salvo".

Cedo sentiu desejo de abraçar a obra do Mestre, dedicando-lhe todo o tempo disponível, tendo sido apoiado pelos pastores locais da Igreja a que pertencia.

Em 1977 frequentou o curso teológico das Assembleias de Deus no Instituto Bíblico Ebenezer, em Bayshore, New York, e consagrado co-pastor pelo pastor Wildsom Alves aos 27 de Junho de 1982.

A 14 de Janeiro de 1979 efectuou-se o primeiro culto em língua portuguesa e em 1981 o pastor Martins agregou-se à Convenção das Igrejas das Assembleias de Deus Americanas. Conhece, entretanto, o pastor M. Folgado com quem travou uma grande amizade, que muito o ajudou no seu ministério.

Completou o curso de pastores em 1984.

A Assembleia de Deus Emanuel prosperou durante todos estes anos e, actualmente, tem mais dois locais de culto, um em Farmingville e outro em Mineola. E assim continua na força do Senhor e sempre com o alvo bem definido, trabalhando e orando para ganhar almas para o Seu Reino.

Estamos gratos a todos que nos ajudaram, mas principalmente Àquele que vive e reina para todo o sempre e que em breve voltará para resgatar a Sua Igreja Fiel. A Ele toda a Glória, Honra e Louvor.