BATISMOS EM BAY SHORE, NEW YORK - USA

No dia 28 de agosto do ano transato, tivemos a honra de efetuar mais um culto de BATISMOS. Novos irmãos na fé desceram às aguas batismais, dando testemunho da salvação, mediante o arrependimento e da conversão ao Senhor da seara, que é a sua igreja implementada neste pobre mundo.

O ato batismal foi realizado pelo pastor Manuel Venade Martins, e coadjuvado pelo co-pastor António Coelho. Tivemos um tempo maravilhoso, em dois aspetos. Um dia lindo e soalheiro, e um outro aspeto foi a presença do Senhor e alegria no Espírito Santo e também a presença maciça dos irmãos da igreja local e algumas visitas que se fizeram presentes.

O evento batismal foi realizado numa piscina, que por sinal, é muito bem apropriada para estes atos. Já não é a primeira vez que a utilizamos. Antes do serviço ter seu início, tivemos um tempo de louvor e adoração e se concluiu com uma mensagem da Palavra de Deus, pelo co-pastor António Coelho.

Para complementar o dia do festivo foi servido um lanche, com muitos desertes a acompanhar, e na realidade estava tudo uma delícia. Foi excelente podermos confraternizar todos juntos e com esses novos irmãos em Cristo, e suas famílias também. Esses novos crentes desceram às aguas batismais por imersão, porque assim está escrito: Ide por todo o Mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15-16) São as Escrituras Sagradas que o dizem e afirmam, que todo o verdadeiro cristão que tenha nascido de novo, necessita e deve de ser batizado, por imersão nas aguas, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Não é doutrina de nenhum homem ao serviço do Mestre, mas do próprio Deus. O mesmo Senhor Jesus Cristo foi batizado, por João Baptista no rio Jordão, conforme poderá ler. (Mateus 3:13-17) João Baptista opunha-se batizar Jesus, porque sabia perfeitamente que essa ordenança é para pecadores arrependidos e convertidos a Deus. Jesus nunca pecou e por conseguinte estava isento, mas para nos dar o exemplo, Ele mesmo quis se batizar.

Que ato maravilhoso praticado pelo próprio filho de Deus, tomar o nosso lugar como um pecador, que amor sem igual pelas suas criaturas. Nos mostra que é melhor obedecer do que sacrificar seus corpos, como por exemplo. Quando vemos certos peregrinos de mochila às costas e bastão nas mãos, marcharem a pé, com destino à Cova da Iria ou até S. Tiago de Compostela, Espanha. Vemos os passar atravessando o Alto Minho, fazendo largos quilómetros á pedestre, com seus pés inchados e ensanguentados, a ponto de sucumbirem pela exagerada caminhada, pelo calor e demasiado cansaço. Pensando que estão fazendo um sacrifício meritório para com Deus! Que sacrifício inútil! Que engano! Que obra é essa? Que caminhos são esses? O próprio Senhor Jesus disse. Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, se não por mim. (João 14:6) O que o amigo leitor terá a fazer, para encontrar-se no caminho com Jesus, é lhe pedir perdão pelas suas ofensas e pecados, e segui-lo, deixar a velha vida, muitas vezes cheia de obstáculos, falhanços, inimizades, ódios, rancores, etc. E entregar-lhe seu coração, porque o Senhor Jesus o ama muito.

Quanto à salvação, ela está bem perto de todos e de essas pessoas ou mesmo dos peregrinos; conforme o apóstolo Paulo diz: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. (Romanos 10:9)

Todo o ser humano necessita tomar sua própria decisão, compreendendo que é pecador desarraigado dos caminhos de Deus, conforme se lê. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz á perdição, e muitos são os que entram por ela. (Mat.7:13). Agora vejamos alguns assuntos importantes.

a) Temos o dever e a responsabilidade de nos voltarmos para os santos caminhos de Deus, arrependendo-nos dos nossos pecados, ou seja da nossa maneira de viver, dos nossos péssimos atos, e nossa conduta com o nosso próximo. Se temos ofendido o nosso semelhante, devemo-nos chegar a ele e lhe pedir perdão. Isso é o que deve de ser praticado e será correto perante os olhos do Altíssimo e Santo é o Seu nome, nosso Pai Celestial, conforme o Senhor Jesus disse: Não, vos digo; antes se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:3)

Arrependimento se dá, quando qualquer indivíduo seja qual for a sua posição social, reflete, pára e faz um exame retrospetivo aos seus atos, muitas vezes vergonhosos, contra o seu próximo, mas decide tomar ação, chega-se a essa pessoa, se isto lhe for possível, porque casos há não haver mais oportunidade, mas se houver pede-se desculpa, perdão ou o que seja oportuno, garanto-lhe que sairá daí justificado, perante o ofendido. Isto sim é arrependimento perante os homens e também perante Deus que continua esperando por si, para que viva uma nova vida, com uma mudança remarcada na sociedade que se insere, testemunhando que Cristo na verdade é real em sua vida quotidiana.

b) Temos o dever de ler a Palavra de Deus, para nossa instrução e conhecimento, tratando de encontrar o Caminho de Deus e alcançar sabedoria das necessárias doutrinas básicas cristãs da salvação, do Céu, da primeira ressurreição, do arrebatamento da igreja, dos Novos Céus e Nova Terra e do nosso lugar que o Senhor Jesus foi preparar para nós, e muito mais poderíamos seguir falando.

c) Temos a responsabilidade perante o Altíssimo de procurar uma igreja evangélica, aonde se pregue o puro e real evangelho. Seguindo os santos caminhos de Deus, para que nossa fé seja firmada na verdade, conforme pode ler: A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus. (Romanos 10:17)

O que é necessário para qualquer indivíduo ser salvo e seus pecados serem retirados ou sejam absolvidos, apenas o que necessita, é de nascer de novo, arrepender-se dos seus pecados e converter-se a Cristo, não a uma própria religião, como muita gente imagina.

Amado leitor, vem ao Senhor Jesus, porque as suas misericórdias são aos milhares sobre aqueles a quem Deus ama. Contudo isto que Deus te possa abençoar, através desta palavra.

São os meus votos sinceros para ti, e para cada irmão em Cristo Jesus que faz parte da vinha do Senhor implementada no campo.

Com um abraço de saudade em Cristo Jesus.

Manuel Venade Martins - pastor evangélico

Mais fotos: 01  |  02  |  03  |  04  05  |  06  |